Britax Advansafix IV R

Testámos a cadeira auto dos grupos 1/2/3, Advansafix IV R da marca Britax Römer!

É uma cadeira para crianças entre os 9kg e os 36kg – sensivelmente dos 9/12 meses até aos 12 anos, dependendo sempre das características das crianças, mais concretamente, do seu desenvolvimento. Apesar de ser a partir dos 9kg, não a utilizem se a vossa criança não se sentar bem sozinha.

Para quem quer uma cadeira a favor da marcha, seja por que razão for, não descurando na segurança, que dure imenso tempo e que acompanhe bem a criança ao nível do seu crescimento, este modelo poderá ser uma opção, já que o investimento fica feito para diversos anos.

Como já vimos na cadeira Swingfix M I-size, da mesma marca, a qualidade é elevadíssima, os tecidos são maravilhosos e na versão que testámos, com tecido Air Silver, a circulação de ar faz-se de forma muito eficiente, e é também um tecido com maior percentagem de algodão, óptimo para os dias mais quentes. Olhando aos resultados de segurança, fornecidos pela ADAC, em 05/2019, a cadeira alcançou um resultado de 2.3 (BOM), sendo o melhor resultado desde 2015 para uma cadeira 1/2/3 com arnês.

A instalação da Advansafix pode ser um bocadinho trabalhosa, já que precisamos do 3º ponto de fixação isofix enquanto usada no grupo 1, o Top Tether, juntamente com o isofix em si. Não há outra forma de instalação no grupo 1, pelo que se o vosso carro não tiver ambos os sistemas, não a poderão utilizar.

O Top Tether minimiza a rotação da cadeira, reduzindo os possíveis danos na zona cervical no caso de um acidente. O Top Tether desta cadeira é em formato de V, oferecendo uma maior estabilidade.
Na própria fita do Top Tether, existe um pedacinho de tecido que muda para verde quando estiver com a pressão certa. A combinação deste sistema com o Isofix, deixa a cadeira completamente imóvel. Se bem instalada, quando a abanamos, vamos abanar o próprio automóvel.

É uma cadeira atrativa, bonita de se ver, com umas cores chamativas, mas acima de tudo, dá uma sensação de segurança – e sabemos que a segurança rodoviária infantil é extremamente importante.
O acolchoamento é o ideal, tanto para os mais pequenos como para os mais crescidos, tecidos macios e é fresca.
O apoio de cabeça é também ergonómico para uma boa proteção da zona da cabeça/pescoço da criança, para evitar o movimento da cabeça no caso de acidente lateral e para acompanhar bem o crescimento. O encosto é também em formato de V.

Conta com arnês de 5 pontos, com as almofadas peitorais fabricadas em neopreno que reduzem o movimento da criança para a frente em caso de acidente, e que proporcionam mais comodidade, além disso, em caso de acidente, o arnês reparte as forças pelos 5 pontos.
O arnês utiliza-se dos 9kg aos 18kg.
É uma cadeira com 3 posições de reclinação, sendo qualquer uma delas, agradável.

Sendo uma cadeira que cresce com a criança, ela precisa de se converter para conseguir transportar uma criança mais velha. Como é que a Britax o fez?
Com o Flip&Grow!
Em questão de segundos conseguem passar de grupo 1 com arnês para grupo 2/3 com cinto de segurança – o grupo 2/3 pode usar-se dos 15kg aos 36kg, no entanto, recomendamos o uso do arnês até aos 18kg.
Esta transformação é muito simples: Basta abrir as molas que seguram o tecido, puxar a peça do fecho do arnês para trás e irá sair do espaço. Depois basta rodar a peça, colocando o fecho do arnês para dentro da estrutura e ficamos com o SecureGuard, que passará na ranhura onde estava a outra peça.

Enquanto grupo 2/3, a instalação tanto se faz pelo isofix + cinto de segurança ou apenas cinto de segurança, pelo que neste grupo, é universal e ficará bem em qualquer carro. Saliento que independentemente da forma de instalação, juntamente com o cinto de segurança de 3 pontos, existe um quarto ponto de fixação para o cinto, o SecureGuard. Este sistema garante que a faixa central do cinto de segurança permaneça na posição ideal – sobre os quadris – evitando assim que suba para a região abdominal e cause graves lesões internas no caso de um acidente. Este sistema ajuda na redução das forças em 35%.

A nível lateral a Advansafix está equipada com o Side Impact Cushion Technology, que é retrátil e que fica apenas no lado mais próximo da porta, assim como com as laterais acolchoadas, com material grosso e suave, para uma proteção da cabeça ao quadril.

O isofix desta cadeira – e de outras da marca – está equipado com o Pivot Link, patenteado pela Britax. Este sistema direciona as forças de um acidente para baixo, empurrando a cadeira contra o assento do nosso automóvel, empurrando-a depois para a frente de uma forma mais suave. Desta forma, as lesões serão mais reduzidas na zona da cabeça e pescoço.

Nós temos um Renault Grand Scénic, com 3 lugares individuais na fila do meio e, a Advansafix IV R é fina o suficiente para termos 3 cadeiras iguais lado a lado, o que é maravilhoso para quem tem vários filhos a usar cadeira auto. Foi um grande feito pela marca, pois a cadeira perdeu espaço por fora, mas continua espaçosa por dentro! Irá certamente ajudar muitas famílias com filhos pequenos!

As nossas únicas “queixas” vão para o peso da cadeira – nesta parte, tivemos a ajuda do Leandro da loja Babyblue, que nos levou a cadeira até ao carro – e o facto da base ser muito alta – para nós foi um grande problema, pois perdemos a rotação da cadeira que está no banco do meio e isso não pode mesmo acontecer. Acabam por ser queixas pessoais, e que em nada afetam a segurança.

Já sabem que recomendamos a contra marcha pelo menos até aos 4 anos, pelo que a nossa recomendação nesta cadeira, para crianças abaixo dessa idade, será apenas para casos específicos.