Grupo 2/3

As cadeiras auto de grupo 2/3, são o sistema de retenção para as crianças que esgotaram todos os modelos anteriores.

A diferença para os outros grupos, é a necessidade de utilizar o cinto de segurança do automóvel. Resumidamente, a cadeira é um adaptador de cinto para os mais pequenos. Dada a fragilidade de uma criança, o grupo 2/3, além de reter, deve garantir que o cinto de segurança apoia sobre as partes do corpo que podem experimentar uma pressão maior durante um impacto, minimizando assim o risco de lesões.

No mercado, podemos encontrar dois tipos deste grupo:

  • Cadeiras com costas
  • Bancos elevatórios

Até Fevereiro de 2017, os bancos elevatórios eram considerados como grupo 2/3 e qualquer criança a partir dos 15kg, a podia utilizar. Sem qualquer protecção lateral, este tipo de assento é basicamente um “tira multas”. É inútil!
Felizmente, houveram alterações e os assentos elevatórios mais recentes estão homologados como grupo 3 e, podem ser usados após os 22kg ou os 125cm.

Como escolher uma cadeira auto do grupo 2/3?

Existem dois aspectos a ter em conta:

  • A guia do cinto de segurança: Como referido anteriormente, nesta cadeira auto, o cinto de segurança entra em contacto com o corpo da criança. Posto isto, a chave importante é conseguir que o cinto fique colocado no sítio certo durante todas as viagens. Deverá estar bem apoiado na clavícula e na pélvis. Qualquer pressão sobre as partes moles, como o abdómen, podem causar grandes lesões internas.

No caso das guias superiores, isso consegue-se através de bloqueios. A cadeira auto pode guiar o cinto ou pode oferecer uma protecção extra, conferindo um bloqueio para evitar que a meio da viagem, a criança retire o cinto da posição correcta.

Sobre a pélvis, algumas cadeiras auto estão equipadas com um repousa braços, e devemos confirmar se a distância entre o assento da cadeira e o repousa braços é curta para evitar que o cinto deslize ou suba.

  • Protecção lateral da cadeira: Podemos considerar que uma cadeira 2/3 é extremamente mais segura quando usada com encosto. Se a criança ainda for pequena, caso viaje num assento elevatório, o airbag de cortina presente em modelos mais recentes, nada lhe fará, pelo que a protecção lateral estará completamente em falta. O vídeo seguinte fala por si!

As cadeiras 2/3 com encosto contam com diversos pontos de protecção:

  • Sistema de absorção de impacto Japonês: É o menos conhecido e talvez o mais seguro de todos. São almofadas patenteadas pela Takata, que usam o mesmo tecido dos airbags. São enchidas com espuma sintética e ar. Graças a este sistema, é oferecida uma protecção adicional contra os impactos. Não são cadeiras comuns em Portugal, no entanto, a marca BMW, utiliza este fabricante nas cadeiras auto da marca.
  • Encosto de cabeça: evita que a cabeça saía da protecção no caso de um acidente.
  • Protecções laterais adicionais: São suportes que se colocam nas laterais das cadeiras – SICT para a Britax /LSP para Cybex /SIP+ para Besafe, aumentando a distância entre a porta e a criança.

Quando devo então trocar para a cadeira de grupo 2/3?

O limite mínimo para o uso deste grupo está nos 15kg para homologação ECE R44/04 ou 100cm para a homologação ECE R129.
Devemos inicialmente avaliar as condições da cadeira auto actual e a partir daí, pensar na possível troca:

  • Se a criança viaja numa cadeira a favor da marcha: No momento em que a cabeça esteja a sair da cadeira, mais ou menos pela linha dos olhos, ou se o arnês estiver abaixo da linha dos ombros, a criança deve alterar para o grupo seguinte. A troca também é precisa de a criança chegou ao peso máximo permitido.
  • Se a criança viaja no sentido contrário à marcha: No momento em que a cabeça esteja a sair da cadeira, mais ou menos pela linha dos olhos ou alcance o peso/altura máximo/a permitido/a.

Estas cadeiras utilizam-se sempre com cinto de 3 pontos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.